Olá leitores,
Recentemente, me deparei com o artigo “A Competição na Era da IA”, da revista Harvard Business Review, que merece uma discussão.
O artigo trata do impacto da Inteligência Artificial nas operações, estratégias e competições. Para começar, ele desmistifica a ideia de que a inteligência artificial utilizada para o crescimento exponencial de empresas de tecnologia é sempre altamente sofisticada. Muitas vezes, trata-se simplesmente de um sistema de computador executando tarefas tradicionalmente realizadas por pessoas.
Os processos orientados pela IA permitem aumentar a escala de forma mais rápida em comparação com processos tradicionais. Eles permitem um escopo maior ao combinar dados de diversas fontes e proporcionam aprendizado ao trazer informações que permitem compreender melhor seu consumidor e entregar valor. Daí a importância do analytics.
Mas vale o alerta: algoritmos sem controle podem trazer viés e desinformação.
Desta forma, terão vantagens às empresas que conectarem negócios, possuírem dados e conseguirem extrair informações valiosas para o consumidor.
Ao pensar em inovar, sua empresa deve se atentar para a utilização da IA como uma ferramenta para competir e se posicionar.
Uma ótima semana para vocês!
Augusto Aielo