A busca por soluções inovadoras – que aceleram o desenvolvimento e o crescimento dos negócios – define a essência do intraempreendedorismo.
Mas qual a melhor forma de fazer ele acontecer? Antes de mais nada, os colaboradores precisam estar dispostos a assumir riscos, buscar oportunidades e, acima de tudo, adotar uma postura empreendedora no lugar onde trabalham.
E para que a jornada se torne bem-sucedida, além do investimento na cultura de inovação e na criação de um ambiente propício para o intra, existem outras estratégias que podem dar uma mãozinha na hora de impactar o mercado.
Um exemplo disso são as parcerias estratégicas. Tem interesse em descobrir como elas podem impulsionar as organizações? Continue lendo o artigo.
O que são parcerias estratégicas?
As parcerias estratégicas são – nada mais, nada menos – que a união de duas ou mais empresas que priorizam a cultura de inovação para causar e se destacar no mercado.
Normalmente, acontecem entre corporações que atuam em diferentes segmentos, mas são complementares e têm propósitos semelhantes.
Juntas, elas elevam o intraempreendedorismo a outro patamar e aceleram o processo de transformar ideias em realidade. Sabe por quê? Nós te contamos!
Além de colaborarem para a fuga da zona de conforto, as organizações compartilham experiências, conhecimentos, tecnologia, valor e inteligência através da junção de habilidades.
Por isso, o pilar da relação deve ser a colaboração – dessa forma, os resultados são maximizados e todos colhem os frutos da inovação.
Quais são os principais benefícios das parcerias estratégicas?
Unir forças com outro negócio pode soar desafiador, mas é nisso que o intraempreendedorismo se baseia.
Como recompensa de correr riscos, desafiar o método tradicional de pensar e encontrar soluções que revolucionam o mercado, as empresas são beneficiadas com um maior reconhecimento e mais satisfação dos clientes.
E não acaba por aí! A burocracia também é reduzida pela cooperação mútua, há o aumento da produtividade e a melhora nos processos internos pelo compartilhamento de gestão e produção.
Afinal, ninguém sai perdendo ao investir na criatividade, na inovação e em soluções para problemas internos ou externos.
A seguir, vamos conferir alguns exemplos bem-sucedidos de parcerias estratégicas.
3 parcerias que fizeram sucesso entre os consumidores
Microsoft e LinkedIn:
Quando dois gigantes do mercado de reúnem, vocês já imaginam no que dá, não é?
Há alguns anos, as empresas estipularam a meta de formar 10 milhões de pessoas ao redor do mundo – com habilidades técnicas e comportamentais – para que os profissionais ficassem atualizados com as novas demandas exigidas pelas vagas.
Como solução, elas disponibilizaram mais de 90 cursos EAD gratuitos, em português, e com certificação válida em todo o Brasil.
Os conteúdos foram abertos para download e contavam com exercícios, planos de aula e testes que poderiam ser realizados sob demanda.
O resultado? Mais de 1 milhão e 300 mil pessoas beneficiadas somente em nosso país. Incrível, né?
Google e NASA:
Mais uma parceria estratégica que não passou despercebida – e que deu o nome no aspecto “inovação”!
Para inspirar os entusiastas da astronomia, o Google e a NASA aprimoraram a exibição do sol, da lua e dos planetas – de Mercúrio a Saturno.
Agora, é possível observá-los em modelos 3D atualizados e em realidade aumentada na Galeria de Arte e Cultura do Google.
E você, já foi conferir essa atualização?
Voe Sem Asas, B3 e Microsoft Power Platform:
Recentemente, realizamos o Hackathon da B3 para engajar colaboradores, levantar a bandeira do intraempreendedorismo e incentivar a cultura de inovação.
Entramos nessa jornada com um objetivo: encontrar soluções low-code e no-code para automatizar processos e aumentar a produtividade e a eficiência no dia a dia da B3.
Para que isso fosse possível, precisávamos de uma ferramenta para desenvolver soluções de baixa complexidade durante o programa. E foi aí que a Microsoft Power Platform entrou!
Através dela, disponibilizamos mentorias aos participantes e concluímos o Hackathon com sucesso.
E você, precisa mergulhar no universo do intraempreendedorismo, implementar a cultura de inovação e descobrir como fechar parcerias estratégicas? Acesse o nosso site e fale conosco.