Você já notou o quanto as práticas sustentáveis ganharam destaque no mercado, especialmente nos últimos anos?
A estratégia passou a ser amplamente valorizada pelos consumidores e se tornou crucial para o sucesso das empresas!
Segundo a Accenture Strategy, cerca de 87% das companhias globais já implementaram ou estão no processo de implementação da sustentabilidade.
Mas você sabe como essa tendência – e necessidade – está ligada à inovação e ao intraempreendedorismo?
Para descobrir o motivo e entender essa relação, continue lendo o artigo.

Como o intraempreendedorismo e a sustentabilidade estão conectados?
Conhecido pelo protagonismo corporativo, o intraempreendedorismo é, nada mais, nada menos, do que uma nova forma de criar soluções para gerar inovação. E isso acontece através de times engajados em um mesmo objetivo!
Porém, o que muitos ainda desconhecem, é que a prática de intraempreender pode ser uma grande propulsora da transformação e da sustentabilidade das empresas. O motivo?
Através do intraempreendedorismo, as soluções e ideias propostas internamente podem dar início a novos modelos de negócios, além de gerarem novos produtos, serviços, tecnologias e estratégias para reduzir impactos ambientais.
Como consequência, temos o que é chamado de inovação sustentável, que se destaca por solucionar lacunas com inteligência, eficiência e responsabilidade.
E tem mais: a prática também traz benefícios a curto e a longo prazo!
Além de ser uma estratégia eficaz para desenvolver valor financeiro, social e ambiental, as empresas que adotam o intraempreendedorismo voltado à sustentabilidade estão mais suscetíveis a prosperar no futuro, segundo o levantamento #NotEnough, da Fundação Dom Cabral.
E o contrário também é verdadeiro! Organizações que investem em inovação e ESG se tornam destaque no intraempreendedorismo e criam ideias com prioridades definidas.
É, definitivamente, uma via de mão dupla.
Quais são os benefícios do intraempreendedorismo voltado à sustentabilidade?
O investimento na inovação sustentável traz inúmeras vantagens ao meio ambiente, mas também beneficia – e muito! – as organizações.
Em primeiro lugar, como consequência da conscientização das equipes de trabalho, temos a redução de custos. Ela acontece, especialmente, pela economia de energia, gestão eficiente de recursos naturais e minimização de resíduos.
Depois, temos o aumento da eficiência operacional, devido à geração de ideias para otimizar processos, adotar novas tecnologias e aumentar a qualidade de produtos e serviços oferecidos.
Logo na sequência, empresas intraempreendedoras ainda ganham a oportunidade de conquistar novos mercados – graças à rápida percepção por demandas sustentáveis dos consumidores.
E, por último, mas não menos importante, vem a facilidade em atrair e reter talentos.
Ao firmar um compromisso com a inovação sustentável, é possível encontrar novos colaboradores com interesse em participar de uma empresa responsável, engajada e com propósito.
Ficou interessado em adotar esse conceito, mas não sabe por onde começar? Confira o artigo “Desenvolvendo uma Cultura de Intraempreendedorismo: Estratégias e Benefícios”.
E aproveite para conhecer um exemplo, na prática, de um case bem-sucedido de intraempreendedorismo e sustentabilidade.
Case de Sucesso: Plano de Sustentabilidade da Unilever
Parceira da Voe Sem Asas e referência em inovação e intraempreendedorismo, a Unilever completa 14 anos da adoção do seu plano de sustentabilidade (USLP).
No início, o desafio foi grande e exigiu dedicação e criatividade dos colaboradores, mas hoje, a estratégia é considerada uma divisora de águas na empresa.
Através das práticas e do comprometimento da equipe, a Rebecca Marmot – Chief Sustainability Officer da Unilever – compartilhou, em 2020, que as marcas mais sustentáveis da empresa, como Dove e Hellmann’s, ultrapassaram a taxa de crescimento médio do restante do portfólio.
Como resultado, a Unilever economizou mais de 1 bilhão de euros com a implementação da eficiência hídrica e energética nas fábricas, a redução de materiais e a diminuição dos resíduos.
Além disso, o plano foi decisivo para atrair os melhores talentos do mercado e, também, para alcançar algumas metas da empresa, como:
- Redução de 32% da pegada total de resíduos por uso dos produtos pelo consumidor final
- Redução de 50% das emissões dos gases de efeito estufa em suas fábricas e uma rede elétrica 100% renovável nas instalações.
E você, já pensou em adotar a cultura intraempreendedora e desenvolver soluções voltadas à sustentabilidade do seu negócio?
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