Como a sua empresa pode aplicar o Open Innovation?

Vem ficar por dentro de como ela pode revolucionar a sua empresa 

Já faz um tempo que estamos falando de como o mundo mudou e tem se tornado cada vez mais ágil e tecnológico. Por isso, precisamos estar cada vez mais atentos com as tendências e estratégias que podem nos ajudar a ser maiores e melhores. Aqui na Voe Sem Asas piramos com práticas, por isso, bora papear sobre o Open Innovation e como você pode aplicá-lo na sua empresa. Afinal, saber fazer isso é estabelecer uma cultura de inovação, que vai desde os colaboradores até o CEO. Promover essa cultura significa transformar a rotina com pequenas ações que mudam a rotina.

O QUE É? 

Ó, o conceito de Open Innovation surgiu lá em 2003 como “o processo de uso ativo de recursos e conhecimentos internos e externos para atingir o máximo de interesses corporativos”, descrito no livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology (2003) escrito por Henry Chesbrough. E de lá pra cá essa prática só cresceu e se espalhou, passando a ser uma estratégia utilizada em muitas corporações. 

Pois, possui muitos benefícios como: melhoria na performance do negócio, resultados mais assertivos, inovação mais acelerada, mais diversidade nas abordagens para inovar. Além disso, com essa estratégia, é mais fácil encontrar e reter talentos diminuindo o turnover, sabe. 

Então, essa estratégia se baseia em: 

  • Compartilhamento de propriedade intelectual;
  • Busca conjunta de soluções;
  • Incentivo ao potencial criativo fora das quatro paredes de uma empresa; 

Ou seja, com tudo isso o saldo é positivo demais! 


COMO IMPLEMENTAR O OPEN INNOVATION?

Bom, depois que falamos um pouco de teoria é importante compreender que pra fazer dar certo precisamos avaliar os pontos bons e ruins da nossa empresa, botar as cartas na mesa, contando com a colaboração de todes. E outro ponto, é pensar em como os participantes desse processo podem ser beneficiados, assim, você já tem um incentivo.  Agora, bora falar de como fazer acontecer. Algumas formas são:

  • E vamos de promover a cultura da inovação

Isso significa que é preciso realizar pequenas transformações que facilitem a rotina, direcionando investimentos pra inovação, incentivando os colaboradores a se qualificarem, implantando mudanças operacionais, otimizando processos e práticas, testando produtos e estar sempre de olho nas mudanças do mercado. 

Sei que pode parecer muita coisa, mas isso é algo a longo prazo, então, vá de passinho em passinho mudando essas coisas. Temos certeza que vai dar bom. 

  • Fazer networking nunca foi tão necessário

É sério, viu. Nesse processo, você precisa procurar por parcerias com outras empresas ou startups que estão desenvolvendo tecnologia e ideias que combinem com o seu negócio. Essa é uma forma excelente de estar sempre em contato com novas ideias e produtos, e de aprender a se adaptar melhor às adversidades do mercado, algo comum em startups. 

É possível investir em Cocriação também, que é uma ferramenta muito usada atualmente, em que você convida terceiros (clientes, outras empresas, fornecedores e outros) pra contribuir com a otimização das suas operações e produtos. É um método de trabalho beem colaborativo. 

  • Desenvolva um programa de aceleração de intraempreendorismo

Em alguns posts no Linkedin e no Instagram falamos sobre os famosos “Hackathons”, maratonas de inovação para desenvolvimento de novos produtos. Mas, apesar de muito legais e divertidos, eles possuem limitação de tempo, pois há um tempo específico pra resolver o desafio, organizar insights e desenvolver a solução. 

E é aí que o melhor seria um Programa de Intraempreendedorismo, porque com ele você consegue organizar algo mais estruturado, em que as ideias são coletadas e amadurecidas. Inclusive, essa é a nossa especialidade! E alguns dos benefícios dessa modalidade são: valorização do colaborador e das suas ideias de melhorias, aprimoramento de hard e soft skills, sentimento de pertencimento e muitos outros que num papo a gente te conta tu-do. 

Pessoal, essas são algumas das opções para se introduzir o Open Innovation e planejar os próximos passos. Se você quiser contar com a nossa ajuda nesse processo de tornar seus colaboradores, intraempreendedores, só chamar no contatinho que a gente marca um papo maneiro. Até a próxima 🙃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *