Como criar uma cultura de intraempreendedorismo?

Nos últimos anos o conceito de intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo vem ganhando cada vez mais importância nas corporações por causa do avanço tecnológico. Mas sempre pode bater a dúvida em como criar uma cultura de intraempreendedorismo, né? Então, bora papear sobre alguns pilares e métodos que podem te inspirar.

O QUE É?

Antes de mais nada é importante dizer que uma cultura intraempreendedora tem como foco incentivar a motivação dos colaboradores e estimular o empreendedorismo organizacional. Ou seja, motivar a curiosidade, inovação, tomada de decisão, proatividade e liberdade de ideias – assim como o desenvolvimento – de todes. Uma empresa que seja de fato intraempreendedora proporciona, também, transformações significativas que vão desde melhorar processos até salários e recompensas. Pois, empresas são feitas de pessoas e sem elas, nada é possível. 

O INTRAEMPREENDEDORISMO É SEU MELHOR TRUNFO


Em um jogo de cartas, a pessoa na mesa que mais tem vantagem é aquela que possui as melhores cartas. Bom, no mundo corporativo é parecido, é preciso manter a sua equipe engajada e desafiada, aí é que entra a cultura de intraempreendedorismo, com a sua liberdade, metodologias ágeis e pluralidade de ideias. Algumas das metas de uma cultura inovadora são:

* Desenvolver perspectivas;
* Ser recompensados pelas ações empreendidas;
* Tentar e experimentar
* Criar e desenvolver;
* Proporcionar recompensas pelas ações empreendidas. 

MANEIRAS DE CRIAR UMA CULTURA INTRAEMPREENDEDORA

Bem, agora que entendemos um bocado do conceito é hora de ir pra prática, né. Vamos listar aqui 3 formas que você pode adotar na sua empresa:

  1. Proporcionar mais autonomia e liberdade às pessoas

Fazer isso não é trabalhar isoladamente ou sem uma rede de apoio. Mas sim, saber que erros podem ser cometidos, ou seja, não ficar dando feedbacks negativos ou críticas, e entender que estamos em constante aprendizado, entre erros e acertos. 

E também que, é preciso construir confiança, a sua empresa deve ser um lugar onde há confiança no trabalho do outro, na organização do tempo e esforço. Com isso, oferecer ferramentas pra conquistar objetivos e, é claro, metas que são possíveis de alcançar. Bem como, delegar decisões, com tudo isso sendo feito anteriormente, logo não vai ser mais necessário de um aval superior para que o colaborador assuma alguns processos, isso vai ser natural. 

  1. Horizontalize a hierarquia

Aqui percebemos que dentro da organização todes devem ser tanto executores dos processos, quanto tomadores de decisão, aquela coisa de criar um sentimento de dono, sabe. Isso vai permitir que as pessoas se sintam donas de suas ações e projetos, ainda incentiva e melhora os soft e hard skills. Então, o que você pode fazer é delegar desafios, para que as pessoas transformem ele em tarefas e se divirtam – acreditamos que é muito possível se divertir trabalhando, tá?! – resolvendo eles (o conceito de learning by doing).

  1. Invista em programas de recompensas e inovação 

Sim, recompensar é um investimento, pois você está retribuindo a pessoa por todo o engajamento dela. Então, crie programas de incentivo financeiro, pode ser por participação nos lucros ou benefícios. Outra coisa que pode fazer é ouvir e levar a sério a sugestão dos colaboradores, pois com elas é possível ter ideias brilhantes e informações valiosas. Inclusive, uma forma de fazer isso é parabenizar publicamente as ideias e projetos que deram certo, seja em um comunicado ou no LinkedIn. É fato que todes gostam de receber elogios, ainda mais se for por algo que exigiu esforço. 

Além de tudo isso, invista em programas de inovação ou programas de intraempreendedorismo, com o qual nós podemos te ajudar, é a nossa especialidade. O que fazemos é: explorar, onde recolhemos todas as ideias, separamos os colaboradores em grupos e entendemos as dores; depois, na cocriação, auxiliamos na elaboração das soluções e na estruturação dos projetos com mentorias, sprints e prosas; e demoday, na qual testamos e colocamos em prática o que foi decidido em conjunto.

Por fim, exercitar a cultura do intraempreendedorismo é incluir e desenvolver ainda mais todes da sua empresa, criando uma mente empreendedora. Quando se dá espaço para isso, você pode ganhar um novo produto, negócio, sócio e um ambiente mais aberto, plural e transformador. É só coisa boaaa. Se você quer inovar, chama no contatinho, tamo aqui pra te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *