A inovação não segue regras

Mas para fazer acontecer o diferente, é preciso muita energia. Bora?

Imagino que o título já tenha te causado uma certa curiosidade, né?! Antes de tudo, pesquisamos no dicionário o significado puro de “inovar”, e descobrimos que é o verbo transitivo direto de “introduzir novidade em fazer algo como não era feito antes”, segundo a Oxford Languages. Por isso, independente da complexidade ou tamanho, inovar é uma ação que parte do mesmo princípio: a ruptura de algo existente. Vem que a gente vai papear um monte mais sobre isso…

Temos dados! 

(Pilares da inovação)

No artigo Innovation in a crisis: Why it is more critical than ever”, a consultoria McKinsey apontou o quanto a Inovação está em Crise. E mostrou que, embora 90% dos executivos de 200 diferentes organizações acreditam que seus negócios irão mudar nos próximos 5 anos, contudo, somente 21% possuem as ferramentas e comprometimento necessários para passar por este período.

Esses números nos mostram a necessidade de começar a inovar pra ontem. Temos certeza que muitos executivos só não começam esse movimento ora por receio do caminho a seguir, ora por não encontrar o modelo, parceiro e ferramentas certas para iniciarem seus processos de inovação. Até porque, para inovar real oficial, precisamos conhecer muito bem o nosso público e, principalmente, as pessoas que fazem tudo acontecer. 

A nossa experiência, e também o estudo da Harvard Business Review nos mostram que adicionar uma pessoa externa no processo de decisão dobra as chances de chegar a uma solução correta, de 29% para 60%!  De fato inovar não tem regras formuladas, mas exige ter uma escuta ativa, sem vieses, com um ambiente diverso, inclusivo e plural. E com isso, vem a criatividade. Afinal, ter ideias de muitos lugares vai te proporcionar inúmeras possibilidades e caminhos, olha que tudo! Seja para startups que estão começando ou para grandes empresas que estão se atualizando, obter isso é essencial. 

Inovar é hackear o sistema 

Provável que em algum momento da vida você tenha ouvido aquele pagode do Thiaguinho “O nosso lema é ousadia e alegria”, e aqui estamos falando isso! Hackear o sistema e fazer coisas diferentes exige (muita) ousadia, ainda que alguns digam o contrário. Mas como resultado, ela vai agregar valor, trazer novas oportunidades de conhecer um outro lado dos seus colaboradores, um lado mais ágil, empreendedor e mais humano!

Dado a expectativa de melhoria inovar pode ser difícil, pois requer educar todos os envolvidos (de executivos ao analista júnior) e conseguir demonstrar valor a quem importa: o cliente final. Já é difícil juntar todas as ideias e colocar em post its. Mas é ainda mais difícil ainda é tirar do papel e transformar em realidade, entregar algo além do workshop de 2 dias ou daquela palestra motivadora. 

Voar mais alto e ir além

Percebeu o quanto a gente repetiu a palavra inovar e em quantos caminhos entramos, em quantos universos viajamos? Pois é, é pra deixar cada palavra bem presente em você. E justamente por tudo que falamos aqui, queremos que você também Voe Sem Asas, fazendo algo como não era feito antes”. Lembre-se, pra inovar não tenha medo de errar, ou de mudar o modelo do seu negócio, tenha foco, estimule e escute pessoas.  

Inclusive, foi pensando nisso que surgiu o programa Quem Quer Ser Unicornio (QQSU) para ajudar Startups a acelerar seus negócios e a introduzir novidades no mercado. E esse programa une empreendedores que estão começando e grandes empresas em busca de melhorias em um momento de conexões de impacto que podem provocar mudanças significativas no mercado. 

Serão 6 dias com várias sessões de mentoria, usados para transformar negócios, uma área e/ou construir um mindset inovador. O QQSU utiliza o melhor da nossa rede de mentores que provém de diferentes áreas, formações, indústrias, histórias de carreira e junta tudo com uma metodologia de aceleração, entrega maturidade às startups que focam em Educação, Inovação ou Cidades Inteligentes. 

Já pensou fazer parte disso? Aqui você pode inovar sem regras, com muita energia, criatividade e diversidade! 

ALERTA DE SPOILER: As inscrições tão abertas pra nossa próxima edição do QQSU, vem no link e inscreva-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *